Sono
3 de julho de 2016
Marcos Piangers
1 de agosto de 2016

Por: Auxiliadora Mesquita | Fotos: Filipe Paes (Studio47) | Agradecimentos: Camila Novo Sabrina da Silva dos Santos Isabela

Já faz muito tempo que Bella Falconi é uma influencer de sucesso. O título é justificado: corpo sarado, alimentação balanceada e o pioneirismo de postar suas rotinas em redes sociais. Mas hoje, junto ao marido Ricardo Maguila e às filhas (Victória com 3 anos e Stella chegando já-já), Bella Falconi garante que o segredo é o equilíbrio.

O Poder da Persistência

Quem vê a foto de Bella na praia, levantando o corpo paralelo ao chão, apenas se apoiando no marido (sim, é verdade!) não consegue imaginar que ela não foi uma ginasta olímpica quando criancinha. Mas a vida de Bella passou longe do esporte e do exercício durante toda a infância e adolescência. E foi só aos 26 anos e com vários problemas de saúde que ela resolveu dar uma virada em sua vida.

“Foi pela dor mesmo, porque eu tive alguns contratempos com minha saúde que me obrigaram a buscar uma vida mais saudável”, explica Bella. Ela havia se mudado para os Estados Unidos e estava correndo atrás de uma vida melhor. Trabalhando num banco, ela confessa: “Eu estava muito sedentária, trabalhando muito. Eu ficava sentada muitas horas por dia, não me alimentava bem. Daí, passei a ter problemas de saúde, como pedra nos rins, o colesterol subiu demais, muita fadiga, enfim…”

Um encontro inesperado com uma atleta fitness fez a vontade de mudar acender em Bella. Com algumas dicas dessa amiga e muita pesquisa e informação, ela planejou a própria transformação. “Na época não tinha condições de pagar nutricionista ou personal trainer. Montei meu próprio treino e busquei muitas informações, mas muita coisa vinha da minha cabeça”. Ela agora reconhece que esse não é o caminho mais saudável e recomenda que se busque sempre um profissional. Mas, naquela época, e com sua meta na cabeça, Bella mudou radicalmente a alimentação e começou a treinar pesado. “Comecei com a academia, muitas vezes cansada e com preguiça, me arrastava, mas ia…”, confessa.

O mais importante foi se manter firme no caminho. A persistência deu resultado e em seis meses já era outra pessoa. “Os resultados começaram a chegar e foram me motivando cada vez mais. E daí não larguei mais”.

A nutricionista na rede

A ideia de postar veio como um tipo de diário, para acompanhar sua evolução e manter-se na linha. Hoje, além de outras redes sociais, as postagens de Bella no Insta alcançam mais de 3 milhões de pessoas. O sucesso foi uma surpresa e ela já declarou em outras entrevistas que se lembra da primeira vez em que foi parada para uma foto com um fã: tremia mais do que o seguidor!

A conexão que as pessoas sentem com Bella é o resultado do bom senso que ela sempre demonstra em suas interações na rede. E agora esse bom senso vem com o conhecimento adquirido em sua formação de Nutricionista nos EUA. A paixão pela área é tanta que ela segue fazendo um mestrado.  E além das redes sociais, ela tem com o marido um site de coaching, onde fornece planos alimentares e programas de treinos individualizados. Bella também dá palestras em todo o Brasil.  Bom humor, um jeito motivador de falar e escrever e as parcerias certas fazem o seu sucesso. E sua maneira de encarar seu papel na rede faz a diferença. A uma dúvida de uma seguidora, Bella respondeu certeira – “o meu conselho a você é não tirar esse tipo de dúvida em rede social, mas SEMPRE com seu médico”. E completou: “Beijos, que Deus abençoe”.

Vida real

Dos primeiros posts aos dias de hoje, muita coisa mudou na vida de Bella. E para melhor! Casada desde 2014 com o empresário Ricardo Rocha, o Maguila, ela já é mãe de Victória e se prepara para a chegada de Stella. Ser mãe trouxe uma nova maneira de ver as coisas. “Depois que a Vic nasceu, muitas coisas foram reformuladas em minha vida, não só a alimentação, mas a vida como um todo”, revela. “As prioridades mudaram muito! ”.

Não que ela tenha deixado a vida fitness de lado. “Uma vez saudável, sempre saudável. Mas deixei de ser tão radical e hoje em dia levo uma vida muito mais equilibrada”. Essa mudança foi essencial para a segunda gravidez, que trouxe algumas preocupações. “Na primeira gravidez, da Victória, continuei malhando até o final, até o último dia”, se lembra.  “Nessa gravidez, da Stella, eu estou malhando menos por indicação da minha médica”. Bella corria o risco de ter uma diabetes gestacional, o que ela evitou com mudanças na alimentação. Mais complicado foi o surgimento de um quadro de Polidrâmnio, quando o líquido amniótico fica aumentado. Essa condição pode levar a um parto prematuro. “A médica recomendou que eu ficasse mais tranquila. Então estou pegando mais leve, mas sem deixar de me exercitar, fazendo dentro dos meus limites”, nos conta ela.

O equilíbrio é também a chave para dar conta de suas múltiplas atividades – mãe, esposa, esportista, palestrante, coach, estudante… morando um período no Brasil e outro nos EUA, a rotina acaba se tornando um desafio. Mas Bella sabe que pode contar com a ajuda da mãe, que mora em Orlando. E do marido, que além de empresário dela, também compartilha os cuidados com a família – e adora cozinhar delícias saudáveis!

Corpo e Espírito

O tal equilíbrio veio pela maturidade, pela maternidade e por uma outra mudança importante na vida de Bella: a espiritualidade cristã. Além de uma visão diferente da vida, da família e da saúde, a fé cristã trouxe inspiração para um livro, “Quem tocou minha vida?”, escrito por ela como um testemunho dessa fé.

Hoje seu objetivo é nutrir a mente e o corpo. “Com uma mente focada, quero crescer cada vez mais espiritualmente, aprender com meus erros. Me vitimizar cada vez menos e ser um ser humano melhor”, confessa. “Perdoar e ser perdoado, é isso que alimenta o nosso espírito”.

E é isso que ela quer que ilumine o caminho de Victoria e Stella. “Por muito tempo eu achava que a nossa autoestima dependia da nossa aparência. Eu estava totalmente enganada”, garante. “Nossa autoestima depende do nosso estado de espírito. Muitas vezes podemos estar com o físico muito bonito, uma boa aparência, mas não significa que estamos felizes”.

Bella deseja que suas filhas aprendam com as experiências e que tenham valores como a fé, a espiritualidade, a humildade e a generosidade. De certo modo, é o que ela também almeja para seus seguidores: que eles não se cobrem tanto e que não sejam vítimas da mídia e seus padrões inatingíveis.

Sem rótulos

Bella Falconi . Cristã de atitudes – “A verdade é que cristão não tem que ter cara, jeito ou um carimbo na testa que o identifique como tal”. Influencer pé no chão – “Ah se todos soubessem que existe o botão ‘parar de seguir’ ou simplesmente aquele de ‘abstrair’ dentro da nossa mente, o mundo digital seria bem mais legal.” Coach do equilíbrio – “Quanto mais plenitude a gente busca, quanto mais tranquilos estamos em relação a nossa existência, aos nossos objetivos no mundo, mais elevada vai estar a nossa autoestima”.

E Mãe, sua função mais importante e prioridade, sempre – “A maternidade é uma escolha que se faz todos os dias: colocar a felicidade e o bem estar de outra pessoa antes da sua, ensinar as lições difíceis, fazer a coisa certa mesmo quando você não tem certeza do que é certo… e perdoar a si mesmo, frequentemente, por fazer tudo errado”. Postagens de Bella Falconi. Inspiração para mães da vida real.