A Resposta Definitiva
6 de dezembro de 2016
Carnaval das Crianças
21 de dezembro de 2016

Camille Reis

A “mistura” certa de mãe, mulher e profissional

Texto: Auxiliadora Mesquita | Fotos: Paula Cavalli | Figurino Bernardo: Milon |Locação: Beiramar Shopping

A apresentadora e nutricionista conta sobre a importância da alimentação infantil

Você já conhece a inteligência e a beleza de Camille Reis – depois de mais de 10 anos apresentando o Estúdio SC nas noites de domingo, Camille é a querida apresentadora do Mistura, sucesso absoluto de audiência nas tardes de sábado da RBS. E não é para menos: o programa traz assuntos variados e apresentação bem-humorada, com informação e estilo na medida certa. Mas conhecendo melhor a Camille, descobrimos que ela, sim, é que é uma mistura no ponto certo: uma profissional de primeira, uma mulher sem medo de ser feliz e uma mamãe de primeira viagem cheia de amor pelo Bernardo.

O lado profissional é o mais visível para nós, claro. Mas ela diz que, na hora de escolher a profissão, ficou em dúvida.  “Sempre gostei muito de ler e escrever, e de praticar esportes. E, na época do vestibular, acabei passando pra Educação Física na Udesc (fiquei em segundo lugar geral, estudiosa, viu?) e Jornalismo na UFSC”, conta Camille. Os horários não permitiam encarar os dois cursos e o jornalismo venceu, para a alegria de quem assiste o Mistura todas as semanas na TV!

O gosto pelo esporte continuou pulsando forte e Camille já foi até triatleta! Hoje os treinos estão um pouquinho em segundo plano. “Já não consigo praticar todos os esportes que eu amava  e que exigiam tempo e disciplina”, entende Camille. “Mas sei que é uma fase, daqui a pouco volto.” E ela garante que não está se descuidando, não. “Pra manter a saúde, tenho tentado fazer exercício funcional 2x por semana. E ano que vem já tenho como meta voltar a treinar pelo menos 4x na semana. Até pra ter força e preparo pra correr atrás do Bernardo”, se diverte Camille.

É que ela já está sentindo o trabalho puxado que é cuidar de uma criança. “Antes eu fazia um milhão de coisas no meu dia! Treinava, gravava, encontrava as amigas, saía pra jantar. Brincava que tudo era cronometrado. Hoje, sigo o ritmo do Bernardo.” E reconhece que o tempo dedicado a uma criança é trabalho duro! “Minhas manhãs são dele, que exige atenção total. E eu, que achava que não tinha tempo pra nada, vejo que realidade de mãe é bem mais corrida”, emenda ela. “Tive que aprender a dizer não pra algumas coisas e a lidar com o sentimento de culpa constante. Quando saio de casa pra trabalhar até brinco: vou lá na RBS dar uma “descansada”, ri Camille.

O programa

Nesse “descanso” na RBS é que surge o Mistura com Camille Reis, campeão de audiência e uma delícia para nós, seu público. O sucesso não é por acaso. Sua longa experiência como jornalista e seu jeito de ver o mundo dão o tom do programa. “O Mistura tem a minha cara e me traz um sentimento de realização pessoal e profissional muito grande”, explica. “Ele é o único programa de entretenimento da RBS TV e isso é um desafio enorme porque ainda estou me desapegando dos “vícios” de 16 anos de jornalismo. Temos que pensar em ações diferentes, criativas, sair do quadrado. E valorizando o que Santa Catarina tem de melhor –  isso é o mais bacana.” Ela garante que fazer o Mistura é uma aventura sem igual. “É um programa leve, que fala de coisas boas, mostra pessoas legais. Imagina que todo dia eu estou na rua conhecendo uma história, um lugar, experimentando algo. É divertido demais!” E se derrete: “Eu simplesmente amo fazer o Mistura. Ele me oportuniza coisas que eu jamais viveria em outro programa ou profissão.”

Para tudo fluir da melhor maneira possível, Camille explica que não tem segredo: é organização, acima de tudo. E diz, com humildade, que contar com a ajuda dos outros é precioso. “Organização e pessoas que te ajudam, não tem como ser diferente”, revela. “Tudo eu gosto de ter planejado. Do cardápio semanal do Bê à minha agenda de trabalho e até de lazer. Só assim pra conseguir dar conta de tudo e de uma maneira que você se sinta realizada.”

Bernardo, filho de Camille e do empresário e triatleta Daniel Guimarães, completou um ano em novembro. E chegou depois de uma gravidez tranquila e saudável. “Nem enjoo eu tive! Curti cada dia da barriga crescendo, o enxoval sendo preparado, os mimos aumentando.” E tem certeza que a orientação de profissionais excelentes durante a gravidez e após o parto ajudou em toda essa tranquilidade. “Claro que quando o bebê nasce é que a ficha cai de verdade”, confessa ela. “Mas me senti muito mais segura pra encarar esse desafio enorme que é a maternidade”.

A infância de Bernardo

Para a infância de Bernardo, Camille quer menos jogos eletrônicos e mais atividades ao ar livre. “Como eu e o Daniel adoramos programas ao ar livre, vamos tentar passar essa filosofia pra ele. Hoje a gente já passeia de bicicleta, faz piquenique. E não vejo a hora de fazermos nossa primeira trilha”, sonha ela. Ela fala que se inspira na própria infância para isso – “Tenho lembranças maravilhosas de brincar na rua, subir em árvore, tomar banho de mangueira no quintal, andar de carrinho de rolimã, ir no supermercado com minha Caloi rosa de cestinha… “, se lembra rindo. “Tive a sorte de morar num lugar muito tranquilo e que me permitiu ser criança, como todas deveriam ser – com direito a joelho ralado, braço quebrado e muita história pra contar.”

É verdade que ela também sabe que os tempos são outros. “Sei que os tempos mudaram, mas queria muito que ele tivesse uma infância assim, mais livre, menos preocupada, sem ficar trancado dentro de casa com eletrônicos”, imagina Camille. “Florianópolis é uma cidade linda e que em muitos lugares ainda conserva o jeito de cidade pequena e a relativa sensação de segurança. Isso é muito bom.”

camille_tresSua experiência como jornalista a deixa com uma visão realista, mas jamais pessimista. “Às vezes tenho medo de pensar em como estará nossa cidade quando o Bernardo tiver a minha idade”. Mas completa, sempre positiva: “Temos que cuidar de verdade das questões de segurança, mobilidade urbana e preservação ambiental pra que nossos filhos possam aproveitar e nossos netos também.”

Por enquanto, estão valendo os planos para 2017. E eles são os melhores! “Curtir muito os meus meninos, voltar a praticar exercícios com regularidade e me dedicar ainda mais ao Mistura (tenho várias ideias!!!)”. E ainda nos surpreende com uma notícia em primeira mão: “E quem sabe encomendar um irmãozinho ou irmãzinha pro Bê!”.

Nós da EDUCAR torcemos para que todos os sonhos e projetos da Camille e de sua linda família se realizem. E antes de fechar 2017, aproveite você, leitor, o jogo rápido de perguntas que fizemos com ela.

Jogo Rápido:

Quando acordo lembro de…

quando eu podia dormir até mais tarde! Hehehe Atualmente levanto quando o Bernardo me chama, e isso costuma ser beeeeeem cedo, por volta das 6h da manhã, com direito a alguns “encontrinhos” na madrugada!

Melhor pedida para o verão…

curtir a praia já que moramos nesse paraíso chamado Florianópolis. Só que agora nos horários permitidos de sol e com um monte de brinquedos!camille_quatro

Roupa de domingo…

a mais confortável possível, tipo short e regata.

Pensamento para a segunda…

mais uma semana produtiva começando – e tenho muita sorte de trabalhar em algo que eu amo fazer!

Amor de mãe:

a gente só descobre quando se torna mãe.

Amor de pai:

lindo de ver.

Papinha campeã:

aqui em casa a gente chama de “a preferida”. Frango com batata salsa, espinafre e manjericão.

Praticar esporte é…

um estilo de vida, que muda a nossa forma de ver o mundo e ainda traz saúde!

Para a noite de Natal eu quero…

Curtir muito com a minha família e agradecer por tudo o que recebi nesse ano. Se vier um presentinho do maridão também tá valendo! Kkkk

Minha Família vale…

tanto que nem consigo mensurar! Tipo mega sena da virada sabe? hehehe