Carnaval das Superfamilinhas

Geladinho cheio de saúde
25 de janeiro de 2017
Maternidades brasileiras
2 de fevereiro de 2017

Carnaval das Superfamilinhas

Começo de ano, férias escolares, brincadeiras, passeios, viagens, baguncinhas em família, lista de material escolar, volta às aulas e, finalmente, carnaval… Esses são trabalhos para as superfamilinhas!

O carnaval é época de curtir e aproveitar para colocar toda as cores e fantasias na rua. Então, nesta edição vou te dar ideias bem práticas para você colocar o bloco das Superfamilinhas e curtir o carnaval na rua, nas matinês da cidade ou até mesmo no bailinho da sua casa… O importante é entrar no clima.

Para criar o traje, você irá precisar:

•Camisetas coloridas (de preferência lisas, sem estampas para dar mais destaque ao emblema).

• Feltro colorido (sugiro que você compre pelo menos um pedaço de 30cm para cada um dos integrantes da Familinha e em cores diferentes para que fique colorido e divertido).

• Tecido nylon fino (sugiro que você compre pelo menos um pedaço de 50 cm para cada integrante criança da Familinha ou pelo menos 80cm para cada adulto e em cores diferentes para intercalar entre as cores dos emblemas).

• Pedaços de elástico ou fita para amarrar as capas e máscaras.

• Cola para tecido.

Camiseta:

1– Crie um molde de um triângulo de aprox. 30cm, em seguida corte as laterais das pontas, formando um diamante. Com esse molde escolha uma das cores do feltro e já recorte 2 vezes este elemento e reserve 1 deles para a capa.
2– Para fazer o molde das letras das iniciais dos nomes, você pode criar os moldes a mão, ou ainda imprimir letras em negrito (quanto mais grossas, melhor a visualização). Ainda com o feltro (porém em uma cor diferente da anterior), recorte 2 vezes a letra escolhida (já aproveitando para usar a segunda letra na capa).
3– Escolha a camiseta e aplique, com cola para tecido, o elemento (formato diamante) e em cima a letra com a inicial do nome.

Capa de herói / heroína:

1– Aproveite os 50cm (no caso das crianças) ou ainda os 80cm (no caso dos adultos) do tecido e recorte um retângulo de aprox. 50cm x 100cm. Aprox. aos 40cm (da largura) de cada uma das pontas ao centro do 1m, você deverá prender a fita ou o elástico que servirá para prender a capa ao pescoço. Obs.: Você pode costurar o elástico a mão, grampear, fixar como uma joaninha (aquelas que seguravam fralda de bebê, rsrs) ou ainda colar, caso você não tenha muita habilidade com as ferramentas.
2– Aproveite os emblemas e as letras recortados anteriormente e siga os mesmos passos, aplicando com cola para tecido os emblemas e, em cima, as letras.
Pronto! Camiseta e capas prontos… agora, para tornar-se um herói ou heroína de verdade só falta a máscara.

Máscara:

1– Recorte retângulos de aprox. 20cm x 5cm (para as crianças) e 25cm x 7cm (para os adultos). Independentemente do tamanho, o processo para a montagem será o mesmo. Primeiro dobre o retângulo ao meio e observando o meio desta dobra (porém sem dobrar novamente) faça recorte no tecido das pontas para o centro (como você havia feito no diamante). Ao fazer isso na parte de cima e debaixo do tecido, você já vai ver a sua máscara se formando. Depois disso, é só medir o centro da máscara e recortar um pequeno círculo que vão formar os olhos da máscara. Acredite, o processo é mais simples do que parece.
2– Em seguida, meça a quantidade de elástico ou fio necessário para que a máscara fique bem presa na cabeça. Para essa peça, sugiro que você costure, grampeie ou segure com uma joaninha, pois acredito que a cola não dará conta de fixar bem.

Confira o lindo ensaio de capa, onde foram utilizadas as fantasias.

Pronto, espero que vocês curtam estas dicas fáceis de fazer, que a criançada vai curtir participar e que tenho certeza de que vai fazer todos entrarem no clima e se divertirem muito neste carnaval das Familinhas. No site www.sementinhadegente.com.br e no Canal do YouTube têm outras dicas para te ajudar a criar o Carnaval das Familinhas mais especial de todos os anos. E se quiser compartilhar por meio das redes sociais, as fantasias das suas familinhas, não deixe de acrescentar a hashtag

milena

Milena Luisa, mãe de Artur (9), Mateus (5) e Pedro (4). Sonhadora e idealizadora do Sementinha de Gente