Casa de Acolhimento Semente Viva
1 de agosto de 2016
As fases do desenvolvimento infantil
1 de outubro de 2016

Brincar é essencial para o desenvolvimento físico e mental de bebês e crianças. E há quem diga que até nós, adultos, precisamos de um ladinho lúdico na vida ou estamos perdidos! Mas para os pequenos, as brincadeiras são como o alimento e o carinho: sem eles, o crescimento é mais lento, mais difícil e cheio de lacunas. Por isso é tão importante guardar um tempinho diário na agenda para fornecer esse ingrediente básico para a vida dos filhos.

Texto: Auxiliadora Mesquita | Fotos: Attraversiamo Photos (Mari Merlim) | Local: Pensando e Construindo Nosso Mundo |Laços: Edna Klein | Roupas: Catavento Babies & Kids | Sandálias Chiringuitas: Santa Tainha

Brincar sozinho

Mas será que eles não podem brincar sozinhos? Podem e devem! Brincar sozinho é parte da dieta lúdica de toda criança. E eles estão bem equipados para isso, com sua curiosidade insaciável – tocam, reviram, movimentam e descobrem o que fazer com tudo o que estiver à sua volta.

Brincar com outras crianças

_mg_2338-copia

Também faz parte do dia a dia dos pequenos brincar com outras crianças, num processo que começa a acontecer por volta dos 2 anos e vai, aos poucos, se consolidar em torno dos 5 anos.

É brincando que as crianças aprendem regras, limites e visões do mundo. Além da coordenação motora e raciocínio lógico, durante as brincadeiras os pequenos formam sua personalidade e interagem com o outro. Também é brincando que eles relatam suas angústias e elaboram o que vivem no real.

A brincadeira começa ainda no colo, nas primeiras semanas. Mexer com as partes do corpo da criança, sorrir e falar com ela são “brincadeiras” que a deixam alerta e interessada, sentindo prazer e afeto. Os efeitos dessas brincadeirinhas sobre o cérebro do bebê são poderosos. O contato com os pais e com outros adultos e crianças vai mostrando para o bebê o mundo à sua volta e iniciando o pequenino na linguagem, esse elo fundamental entre os humanos.

À medida que crescem, as crianças continuam precisando – e amando! – os momentos de brincadeira.

Brincar em Família

É nessas horas que aprendem muitas coisas novas e fortalecem o vínculo com os pais. Brincando junto com os filhos, papai e mamãe ensinam e também aprendem: ao observar como seu filho participa das brincadeiras, você vai vendo o que ele gosta e o que ele não gosta. E até pode notar alguma dificuldade específica na criança.
Mas nada muito didático nem diagnóstico, brincar em família é delícia compartilhada. Os pais podem começar com brincadeiras que também gostavam. Brincadeiras com o corpo e o movimento trazem alegria e confiança: bolas e balões, correr, esconder, dançar, pular corda, andar de bicicleta, brincar na água e mais tantas! Brincadeiras de faz-de-conta enriquecem a imaginação e fornecem modelos: casinha, carrinhos, bonecos, fantoches.

Sem se esquecer dos livros, porta mágica para brincar com mundos imaginados. E brincadeiras de desenhar, colorir, pintar, cortar, colar, modelar com massinha, com barro, empilhar e encaixar… Jogos e apps também podem fazer parte do menu das brincadeiras, mas não devem ser a única opção. Eles são ótimos para estimular habilidades importantes e até para dar aquele “tempinho” necessário na relação, sem culpa. Mas crianças precisam mesmo é de brincar de tudo!

E com mamãe e papai brincando juntos, a diversão aumenta, o conhecimento se amplia e o coração se aquece. Se isso parece muita coisa para depois de um dia de tantas obrigações, pode acreditar que vocês vão tirar de letra. Afinal de contas, é pura brincadeira.

O lugar certo para brincar e crescer!

é uma escola? Não. Mas é um espaço educacional de Contraturno, onde as crianças ficam quando não estão na escola. O Contraturno do Nosso Mundo
funciona de segunda a sexta, das 7h às 19h (dois turnos) para crianças de 2 a 12 anos. Além de muita brincadeira, aqui as crianças podem participar das oficinas oferecidas, fazer as tarefas da escola e viver a infância! Venha nos conhecer! www.pcnossomundo.com.br Rua Papa João Xxiii, 121 | Coqueiros Florianópolis | Sc – Tel.: (48) 3209-6700 OU (48) 99694-4000_mg_2431-copia