Educar | 10 anos
1 de outubro de 2017
Papai Noel dos Correios
14 de novembro de 2017

Por: Auxiliadora Mesquita | Entrevista: Priscilla Koerich | Fotos: Eu Que Ti (Juçara Hobold) | Amazonas: Isabella Marcatto | Agradecimento Especial: SHC – Sociedade Hípica Catarinense

Cavalos estão ao lado dos seres humanos há milhares de anos. Como meio de locomoção, como ajuda no campo ou na caça e como companheiro na guerra, o cavalo sempre foi um aliado fiel e poderoso. Hoje, substituído nessas antigas funções por máquinas e equipamentos, o cavalo pode ser ainda mais amigo e próximo, mostrando toda sua força, poder e inteligência na equitação, um esporte que traz muitos e importantes benefícios para as crianças.

Corpo e mente num só ritmo

Montar um cavalo é uma experiência única, para o corpo e para a mente. E é por isso que a prática do hipismo traz tantos benefícios para as crianças.  Para começar, o equilíbrio e a coordenação motora são desenvolvidos naturalmente à medida que as crianças têm que acompanhar o balanço típico do movimento dos cavalos, bem como ao fazer os  gestos para guiá-los. A postura adquirida nas aulas de equitação é um bem precioso para toda a vida e esse é um dos raros esportes em que a musculatura e a força são desenvolvidos de forma harmônica por todo o corpo.

Mas guiar um cavalo é mais do que usar os músculos – é preciso usar o cérebro também! A concentração exigida no ato de montar o animal é um benefício que se espalha por muitas outras áreas da vida da criança, tornando-a mais focada, paciente e disciplinada. Não à toa, muitas vezes o hipismo é recomendado para crianças hiperativas ou com dificuldades de aprendizagem. Além disso, a equitação também é relaxante, podendo diminuir a agressividade em crianças e adolescentes, dando um senso de independência, competência e liberdade.

O meu amigo grandão

Há ainda um aspecto muito especial na prática da equitação: a relação com outro ser vivo, tão grande e poderoso. A fascinação que os cavalos exercem sobre os seres humanos não é de hoje e tem mesmo razão de ser. Como pode um animal ser tão grande, tão forte, tão resistente e ao mesmo tempo ser  inteligente, dócil e amigo?

Lidar com cavalos traz o duplo benefício de abrir o caminho para essa admiração, ao mesmo tempo em que ajuda a superar o medo que tanta força pode gerar nos pequenos. No dia a dia da convivência, as crianças aprendem sobre seus limites nessa relação, respeitando o animal e se preservando.

Também vão ganhando autoconfiança ao perceber que seu amigo grandão obedece seus comandos e, principalmente, seu autocontrole e sua serenidade.

A responsabilidade de cuidar,  tratar e respeitar o animal é um dos outros enormes ganhos que o hipismo traz. Companheirismo é um dom precioso, e os cavalos ensinam isso a seus cavaleiros, que logo descobrem que o trabalho em equipe é o único meio de fazer o animal participar.

Praticando hipismo

A maioria das escolas de hipismo trabalha com crianças. No início, técnicas básicas são ensinadas e desde o começo o respeito e os cuidados com o animal são trabalhados com os pequenos, que vão aprendendo  a conduzir e não a impor. Para a prática, o  importante é procurar uma boa escola, com instalações e animais bem cuidados e adequados para a aprendizagem. Instrutores experientes e que amam seu trabalho fazem toda a diferença. E o uso de equipamento individual é parte essencial de uma boa aula.

Uma avaliação médica é recomendada antes que se iniciem as aulas, mesmo levando em conta que o hipismo praticamente não tem contra indicações, sendo utilizado inclusive para crianças com deficiências físicas e mentais, na modalidade de equoterapia.


Equoterapia

A equoterapia é constituída pelos movimentos que o cavalo ao passo produz sobre o corpo de quem está montado. É o chamado “movimento tridimensional”, porque a pessoa é mobilizada para a frente e para trás, para um lado e para outro, para cima e para baixo, com impactos significativos na cintura pélvica (quadris), na cintura escapular (ombros) e em músculos das pernas, tronco e pescoço, trabalhando o equilíbrio e a  coordenação motora, provocando mobilizações músculo-articular-esqueléticas.

Para Issakar, pai de Caiano, de 8 anos, a equoterapia trouxe incríveis benefícios no seu bem estar e qualidade de vida: “Quando ele chega em casa, está com outra energia, mais centrado e tranquilo, parece que há uma reconfiguração, é a terapia que ele mais gosta”.

No aspecto psicológico, há um grande reforço da auto-estima. Uma criança, que vê o mundo de baixo para cima, quando montada no cavalo tem seu ângulo de visão alçado para cerca de dois metros e meio de altura, mais elevado que o olhar de um adulto. Somam-se a isso o prazer e a sensação de força e liberdade por estar conduzindo um animal de grande porte e significativa carga simbólica.

O trabalho envolve uma equipe multiprofissional, composta por pedagogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e equitadores. Na Sociedade Hípica Catarinense, em Florianópolis, o atendimento é sempre individual, são 45 minutos de aula, realizado simultaneamente por pelo menos 3 profissionais junto ao cavalo e ao paciente.

Segundo Roze Oliveira, fonoaudióloga,  as melhoras são sempre muito evidentes, tanto na parte motora quanto nos aspectos psicossociais. “Na parte motora, os ganhos são muito visíveis no equilíbrio, na postura corporal, na sustentação do tronco e da cabeça. E estas melhoras possibilitam outras: na respiração e na deglutição, que desencadeiam melhoras nos processos da fala, afetando a auto-estima”.  E completa:  “A alegria deles, os pequenos e grandes progressos , cada conquista é o que mais nos motiva”.

Recomendado como excelente opção para manter a forma e a saúde, o hipismo com certeza é um esporte que pode trazer muita alegria e diversão para a criançada. Então, vamos lá experimentar – quem sabe seu filho ou sua filha não vão estar, em breve,  ao ar livre, brincando e se divertindo com o nosso velho amigo, o sábio e gigante cavalo.


Idade a partir dos 7 anos de idade

Frequência  1, 2 ou 3 vezes por semana

Tempo de aula   45 minutos de duração

Horário Pela manhã ou na parte da tarde

Agende uma Aula Experimental


Venha com sua família, conhecer a

SHC | Sociedade Hípica Catarinense

Rodovia SC 401, 4677 – Saco Grande II – Florianópolis – SC
E-mail: sociedadehipicacatarinense@gmail.com
Atendimento: (48) 3335.6144